segunda-feira, 21 de novembro de 2011

domingo, 20 de novembro de 2011

A difícil arte do cuidar

Primeiramente gostaríamos de agradecer do fundo de nossos corações à professora Pollyanna por essa incrível experiência.  Cuidar da Belinha foi maravilhoso!
         Quando fomos até a loja comprar a Belinha, escolhemos a menor pintinha que tinha lá. Ela era bem pequenininha e muito fofinha! A colocamos em uma caixa e fomos para casa. No caminho, ela piou muuito. Nós ficamos muito assustadas, mas depois isso foi ficando normal. Chegando em casa, a colocamos em uma caixa maior e mais quentinha para ela ter mais conforto. Fizemos a caminha dela, colocamos comida, água, e ela parecia estar gostando do novo lar. Como sempre, ela não parava de piar, mas ela foi se acostumando. A cada dia que passava ela estava mais saudável. Passou a primeira semana, a segunda, e ela não parecia estar crescendo muito. Chegando na terceira semana a Belinha mudou completamente. Aquela pintinha tão pequenininha ficou “enorme”. Levamos até um susto. Mas ainda sim ela continuava linda! Ela parecia estar gostando da gente, o que nos deixou muito feliz! Ela também sempre queria voar. Dava uns pulos bem altos. E nós passamos a ter um amor muito grande com aquela pitinha. Ela passou a fazer parte de nossas vidas, se tornou muito especial para nós. Mas infelizmente este trabalho chegou ao fim, o que nos deixa muito tristes. Nós nos apegamos muito à Belinha, e agora ela não vai morar mais com a gente.
         Este trabalho nos mostrou muitas coisas. Uma delas é o quanto é difícil ter um filho. A preocupação, o cuidado, o amor, o carinho, tudo isso faz parte. Os pais têm que estar sempre atentos a tudo que acontece com seus filhos. Isso nós pudemos perceber porque a Belinha nos trouxe grande preocupação. Quando estávamos na escola, só pensávamos nela, e se a comida dela acabasse? E se ela se machucasse? O que iríamos fazer se estávamos na escola? A Belinha nos trouxe tudo isso, mas também nos trouxe amor. Se ser mãe é complicado, imagina ser mãe na adolescência? É muito mais difícil. E esse trabalho também nos mostrou isso. O adolescente está se preparando para o futuro, experimentando coisas novas, e um bebê pode atrapalhar tudo. Como um adolescente vai estudar e cuidar de um filho ao mesmo tempo? Por isso, muitos adolescentes preferem abandonar os estudos ou escolhem o aborto. Então, devemos prestar mais atenção com quem andamos, com quem temos uma relação sexual e se está na hora certa para isso. E ainda precisamos lembrar que os preservativos existem. Temos que nos prevenir sempre.      Além do que uma gravidez na adolescência pode trazer muitos riscos para a mãe e para o bebê, como foi falado em alguns textos apresentados neste blog. E podemos pegar muitas doenças se não soubermos nos prevenir. Por isso previna-se!
         Como nós já falamos, nós estamos muito tristes ao saber que a Belinha vai embora. A Belinha nos trouxe muitas coisas boas. Nós amamos muito este trabalho, pois podemos aprender muitas coisas, fomos muito bem informados sobre vários assuntos. Nunca vamos esquecer-nos desse mês. Ele vai ficar marcado para sempre em nossas vidas. Obrigada a você Pollyanna, por ter nos proporcionado isso tudo! Então, a saudade vai ficar muito grande. A Belinha vai estar sempre em nossos corações! Vamos nos lembrar dela com muito, muito, mas muito amor!

Belinha...



Décimo segundo dia na casa da mamãe Luciana- Último dia em nossas vidas!

Hoje é um dia muito triste em nossas vidas, sei que posso dizer "nossos", pois tenho a certeza absoluta que a Larissa também está muito triste hoje!
Antes de dizer como foi o dia de Belinha hoje quero dizer algumas coisas que preciso desabafar...
Em alguns casos, nós pensamos que as coisas nos acontecem por algum castigo, mas elas sempre tem um propósito... Sei que já mencionei isso antes, mas a vida é assim...
A belinha pode até ter dado muito trabalho, mas ela faz parte de nossas vidas... Pode até se dizer que ela é nossa "filha", sempre vou me lembrar dela com muito amor e carinho...
Vou lembrar dos momentos que ri, dos momentos que chorei, dos momentos que gritei, de todos os momentos com ela, do seu primeiro dia e do seu último dia... Esse mês foi um mês muito importante... Obrigada professora Pollyanna, esse trabalho foi muito importante para mim.
Chega de desabafar, hoje o dia de Belinha foi bem normal...  Ela só comeu, voou e eliminou... AMO MUITO A BELINHA!



Décimo primeiro dia na casa da mamãe Luciana

Olá gente!
Desculpem não ter postado ontem, eu fui viajar para a casa da minha tia que mora em São José e lá não tinha internet...
Mas para compensar vou postar duas vezes hoje!
Estou muito triste, porque está acabando os dias da Belinha em nossas vidas...
A vida nos traz as coisas com um propósito e as vezes esse propósito é só para nos fazer perceber que não estamos preparados para algo tão complicado assim.... Esse foi o caso da Belinha... Ela é muito importante em nossas vidas e vai ser muito difícil vê-la partir!
Hoje foi um dia normal, ela está muito saudável e muito forte e logo, logo vai virar uma galinha.
O que me deixa muito feliz é que ela vai para um lugar muito bom depois, e terá muitos amigos lá!
Hoje ela só comeu e voou muito, e eliminou muito... QUE BAGUNÇA!
Isso é só por hoje... Beijos
Obs: Hoje foi o vigésimo quinto dia da Belinha em nossas vidas!


Dificuldades biológicas da gravidez na adolescência

A adolescência é um período de mudanças que separam a criança do adulto. As piores complicações do parto tendem a acometer meninas com menos de 15 anos e, serão piores ainda em menores de 13 anos. A mãe adolescente tem maior morbidade e mortalidade por complicações da gravidez e do parto. A taxa de mortalidade é 2 vezes maior que entre gestantes adultas.
Entre adolescentes com 17 anos ou menos, 14% dos nascidos são prematuros, enquanto entre as mulheres de 25 a 29 anos é de 6%. A mãe adolescente também apresenta com maior freqüência sintomas depressivos no pós-parto.
No Brasil, grande parte das mortes na adolescência estão relacionadas à complicações da gravidez e do parto. As complicações mais freqüentes da gravidez e parto na adolescência são:
1- toxemia gravídica, que é uma doença hipertensiva da gravidez com fortes possibilidades de convulsões; 
2 - maior índice de cesarianas; 
3 - desproporção céfalo-pélvica, que é uma desproporção entre o tamanho da cabeça do feto e a pelve da mãe; 
4 - síndromes hemorrágicas, chamada de coagulação vascular disseminada; 
5 - lacerações perineais, envolvendo vagina e, às vezes do ânus; 
6 - amniorrexe prematura, que é ruptura precoce da bolsa e; 
7 - prematuridade fetal.


sábado, 19 de novembro de 2011

Ser mãe

Por: Larissa Ribeiro

Ser mãe é muito complicado. E muito mais complicado ainda é ser mãe na adolescência.

Uma mãe tem amar ao seu filho, ter carinho, cuidado... E nós, filhos devemos respeitar aos nossos pais.
 
Com esse trabalho pude perceber que ser mãe é muito difícil. Eu fico toda hora muito preocupada com a Belinha, penso nela o tempo todo. E assim eu pude entender porque a minha mãe está sempre tão preocupada comigo. Eu agradeço muito a ela por isso. Esse trabalho também me mostrou que devemos dar mais valor aos nossos pais.


Ser mãe na fase da adolescência é muito ruim, pois nós temos que nos preocupar com a escola, com os trabalhos, estudos, e ainda com os filhos. Então muitas mães acabam abandonando os estudos. Além do que isso traz um prejuízo muito grande. Todos tem direito de ser mãe, mas na hora certa. Os adolescentes não estão prontos para tanta responsabilidade. Então devemos pensar com quem estamos andando para não ir para um mau caminho. Devemos pensar na hora certa de ter uma relação sexual com outra pessoa.


Eu agradeço muito à professora Pollyanna por ter nos proporcionado essa experiência de cuidar de um pintinho. Pois mesmo sendo um pintinho, eu pude perceber o quanto é difícil ser mãe. E já estou muito triste pois a Belinha vai embora daqui a alguns dias. E eu vou ficar com muita saudade dela. No começo eu confesso que não gostei muito desse trabalho, mas com um tempo eu comecei a amar. A Belinha passou a fazer parte da minha vida, ela se tornou muito especial para mim. Eu a amo muuito e não quero que ela vá embora. Mas sempre vou lembrar dela com muito amor!



Belinha...








sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Tabagismo

Está comprovado que o tabagismo é responsável por:


200 mil mortes por ano no Brasil (23 pessoas por hora);

25% das mortes causadas por doença coronariana - angina e infarto do miocárdio;
45% das mortes por infarto agudo do miocárdio na faixa etária abaixo de 65 anos;
85% das mortes causadas por bronquite crônica e enfisema pulmonar (doença pulmonar obstrutiva crônica);
90% dos casos de câncer no pulmão (entre os 10% restantes, 1/3 é de fumantes passivos);
25% das doenças vasculares (entre elas, derrame cerebral).
30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer (de boca, laringe, faringe, esôfago, estômago, pâncreas, fígado, rim, bexiga, colo de útero, leucemia);

As mais recentes estimativas mundiais sobre câncer, divulgadas pelo GLOBOCAN 2008 , apontam 12,7 milhões de casos novos e 7,6 milhões de óbitos por câncer no mundo. O tipo com maior mortalidade foi o câncer de pulmão (1,3 milhão de mortes).
No Brasil, o câncer de pulmão é o tipo de tumor mais letal e também uma das principais causas de morte no país. Nas estimativas para o ano de 2010, válidas também para o ano de 2011, são esperados 28 mil novos casos de câncer de pulmão , sendo 18mil homens e 10 mil mulheres Ao final do século XX, o câncer de pulmão se tornou uma das principais causas de morte evitável.
O consumo de tabaco é o mais importante fator de risco para o desenvolvimento de câncer de pulmão. Comparados com os não fumantes, os tabagistas têm cerca de 20 a 30 vezes mais risco de desenvolver câncer de pulmão.
Em geral, as taxas de incidência em um determinado país refletem seu consumo de cigarros. (Estimativa/2010 – Incidência de Câncer no Brasil – Inca – Ministério da Saúde).

Outras doenças relacionadas ao tabagismo:
hipertensão arterial;
aneurismas arteriais;
úlcera do aparelho digestivo;
infecções respiratórias;
trombose vascular;
osteoporose;
catarata;
impotência sexual no homem;
infertilidade na mulher;
menopausa precoce;
complicações na gravidez;




Dificuldades financeiras enfrentadas no cuidar de um dependente

Cuidar de um dependente pode ser uma tarefa muito difícil. Os pais devem estar sempre muito atentos à tudo que acontece na vida dos filhos. Quando um casal tem um filho, a vida dele muda completamente. Os gastos e as despesas sobem muito. A criança necessita de fraldas, alimentos, roupas, consultas médicas, vacinas... Assim, os pais tem muitas despesas com seus filhos. Além do que cuidar de um filho é muito complicado. Por isso, muitas mulheres que ficam grávidas por acaso e ainda não estão preparadas para ter um filho, preferem abortar. 



Décimo dia na casa da mamãe Luciana

Olá, voltei depois de voltar hahahaha!
Hoje estou com um peso no coração, quase não vi a Belinha, mas ligo toda hora para minha mãe e pergunto dela, ela está bem, Graças a Deus!
Minha mãe disse que ela não para de tentar voar... 
Hoje vim visitar o Boby e a Julie, filhos da Ana Julia (blogdajulie-julie.blogspot.com) Entrem lá! é muito bonitinho e perfeito... Está tudo muito bem explicado e claro lá!
Voltando, estou preocupada com a Belinha... Nunca fiquei tanto tempo longe dela, a não ser nas semanas da casa da Larissa, mas mesmo assim... Estou com saudades... Hoje é o vigésimo quinto dia dela em nossas vidas, estou triste pois logo ela vai embora... Eu sei que não iria ficar com ela para sempre e sei que não estou pronta para ter um filho agora, mas vou sentir muitas saudades quando ela for embora!
Por hoje é só...
Amanhã adivinhem... Voltarei!
Beijos
obs: meu  celular não quer ligar então desculpem estar tão atrasada com as fotos, mas vou tentar postar hoje ainda!
Como não tenho imagens dela vou postar a de outro pintinho para não ficar feio o blog... HEHE 



Dificuldades de ser mãe na adolescência

Por: Luciana F. Miranda 
Olá gente, vou falar um pouco das dificuldades de ser mãe na adolescência...
Primeiramente eu gostaria de agradecer nossa professora Pollyanna por essa experiência incrível, ela nos fez perceber que temos que ter muito cuidado com o mundo de hoje, pois podemos pegar doenças e ainda não estamos prontos para ser pais.
Queria comentar um pouco de tudo... Da parte financeira, do nosso tempo, das coisas que temos que abrir mão... 
As dificuldades financeiras: Não estamos prontos para assumir uma responsabilidade financeira tão grande, porque não somos nós que pagamos por nossas coisas, são os nossos pais e como nós não trabalhamos para  ganhar dinheiro ainda, não estamos prontos para isso e os nossos pais não tem a obrigação de nos ajudar.
O nosso tempo: Nosso tempo já é curto para estudar e ainda temos que cuidar do nosso "filho" quase não dá tempo de fazer mais nada.
Coisas que temos que abrir mão: Nossa! Se falasse todas as coisas que temos que abrir mão... Não posso sair muito de casa que fico preocupada com ela, não posso tomar banho sossegada que fico preocupada, não posso deixá-la sozinha com medo de acabar a comida dela ou dela se machucar, é tudo tão difícil que não tem explicação!
Se falasse todas as coisas que me fez perceber que ainda não é a hora certa para ter um filho, não teria fim! 
Quero sim ter um filho algum dia, mas na hora CERTA!
Belinha...


Preconceitos contra homossexuais

 A grande maioria das pessoas de todas as sociedades em todo o planeta é heterossexual. Entre uma pessoa exclusivamente heterossexual e outra exclusivamente homossexual há o bissexual em diversas graduações nas suas composições. Existe uma graduação partindo de um extremo (hétero ou homossexual) para o outro, numa relação direta entre a diminuição de um e o aumento do outro. 
Os hormônios masculinos e femininos podem contribuir com estas características, mas o fator cultural tem maior força. Como todos os outros, o preconceito homofóbico é cultural, pois não se nasce com ele. Não se escolhe ser homossexual, nem heterossexual. 
As mulheres são diferentes e complementares, mas não inferiores aos homens. Os machos sempre combateram o diferente, principalmente o homossexual. Até hoje, no Brasil, a cada dois dias um homossexual é assassinado por intolerância. Tais crimes são cometidos geralmente por machos homofóbicos. Seus filhos vão ser intolerantes com os colegas diferentes, que nem precisam ser homossexuais, por meio de bulliyng, ironias, rejeições, segregações, agressões etc. Basta que tenha modos, gosto, cor, religião, altura ou tipo corporal diferente para serem alvos de preconceitos. 
O preconceito homofóbico piora com a puberdade, quando os rapazes têm "mais testosterona que cérebro". A atração física independe do racional e da educação, como são os gostos por salgados e doces. Não é necessário que se ame os homossexuais, mas como também não é preciso odiá-los. Como seres humanos, os homossexuais têm tantos direitos quanto os heterossexuais. 


DST's (doenças sexualmente transmissíveis)

As DST (Doenças sexualmente transmissíveis), são infecções transmitidas através de relações sexuais. Vírus, fungos, protozoários e bactérias são os principais agentes causadores destes tipos de doenças. As mais comuns são: Aids, Gonorreia e Sífilis.
Uma das principais formas de se evitar essas doenças é o uso correto e freqüente de preservativos. A utilização da camisinha, por exemplo, tanto masculina quanto feminina, impede a transmissão dos agentes causadores.
Estas doenças devem ser tratadas de forma rápida e correta, pois o desenvolvimento delas no corpo humano podem trazer sérios problemas de saúde. Infertilidade, doenças neonatais, câncer ano genital, comprometimento do aparelho reprodutor e até a morte.

       
Proteja-se

Laranja-Lima

Padre Zezinho

Andei pensando na sua prosposta
de fazer amor antes do casamento.
Você me diz que não faz diferença,
quase ninguém pensa e todo mundo faz!
E eu lhe respondo que pensei bastante
e não fiz pouco caso do seu sentimento.
Mas, lhe confesso que essa história boba
de imitar os outros me tirou a paz!

Laranja-lima também é doce no momento,
mas logo após tem gosto amargo até demais.
Quando um casal apressa este sentimento,
o gosto amargo é o da mulher, que sofre mais!

O gosto amargo é o da mulher, que sofre mais!
Você me diz que não tem paciência:
Que esperou bastante e vive agoniado.
E que hoje em dia,
quem se guarda muito,
fica pra titia,
acaba em solidão!
E eu lhe respondo que não é por medo,
nem por covardia ou só por ser pecado.
Eu gostaria que você soubesse
que eu tenho o direito a ter uma ilusão!

Laranja-lima também é doce no momento,
mas logo após tem gosto amargo até demais.
Quando um casal apressa este sentimento,
o gosto amargo é o da mulher, que sofre mais!

O gosto amargo é o da mulher, que sofre mais!
Seu sonho é curto, grosso e bem rasteiro:
Quer ser o meu parceiro e tem que ser agora!
E me repete que sou atrasada,
e vivo do passado e que a moral mudou.
E eu lhe respondo que o meu sonho é outro:
Quero ter você, mas tenho a minha hora!
No seu relógio, toda hora é hora
mas no meu relógio a hora não chegou!

Laranja-lima também é doce no momento,
mas logo após tem gosto amargo até demais.
Quando um casal apressa este sentimento,
o gosto amargo é o da mulher, que sofre mais!

O gosto amargo é o da mulher, que sofre mais


Musical "Inocência Perdida"

No dia 4 de novembro assistimos ao musical "Inocência Perdida", criado por Marcílio Bastos e Spencer Oliveira, formado pelo elenco:  Aline Melina, Felipe Couto, Igor Richielly, Antonio Faria, Jessica Wérica, Nicole Nazareth, Adlson Martins, Amanda Stéfani, Clair Nazareth.
O teatro falou de alguns relacionamentos. Mostrou que muitas pessoas às vezes saem com outros que nem sabem o nome, nem conhecem a pessoa e depois acabam tendo uma relação sexual com elas, o que pode trazer sérios problemas de saúde.
No teatro também fala sobre o sexo fora de hora. Os personagens Carlão e Kátia interpretaram muito bem uma cena, nos mostrando que sexo fora de hora pode trazer muitos problemas. Eles se conheceram pelo “MSN” e marcaram um encontro em uma balada onde tudo isso terminou em sexo sem prevenção e fora de hora, gerando uma gravidez totalmente indesejada.
O musical também nos informou sobre DST’s (doenças sexualmente transmissíveis) de uma forma engraçada pela palestrante “Sexualina” e com ela podemos descobrir que, em Itajubá existe o CAP (Centro de Assistência e Prevenção), que falam sobre as DST’s e como nos prevenir delas.
O teatro também fala sobre drogas. Os personagens Boca, Carlão e “Madame” nos mostraram como é fácil entrar no “mundo” das drogas, mas para conseguir sair delas é muito difícil. Boca se envolve com drogas então fica devendo dinheiro para a “Madame” ela descobre que em vez de vender as drogas ele as consume, por isso “Madame” mata Boca com um tiro, o que chocou muitas pessoas.
O musical foi muito bom e interessante, porém tiveram algumas cenas um pouco fortes. Gostamos muito da maneira em que as ideias do teatro foram expostas.  
Não gostamos muito da cena em que a "Madame" atira em "Boca" e o mata, pois nos chocou muito.
Ficamos um pouco incomodadas durante o teatro por causa do cheiro do cigarro e também pelos palavrões falados durante a peça.
O teatro nos mostrou como dizer não a tudo isso. Devemos estar sempre atentos a tudo que acontece lá “fora”. Então diga NÃO e evite fazer sexo apenas por “status” social, você será a pessoa a sofrer as conseqüências depois, sexo só com a pessoa certa e na HORA CERTA e não pense que isso está longe de você, se você não for responsável, está mais perto do que você imagina... Então, cuidado!

                             PREVINA-SE!

Fotos do musical, tiradas do site do curso G9





Nono dia na casa da mamãe Luciana

Olá, voltei...
Hoje o dia foi bem normal, fui almoçar na casa da minha tia e fiquei com muito medo da Belinha ficar sozinha e aconteceu algo muito engraçado, eu estava na casa da minha tia e minha mãe, minha irmã e o Vinicius já tinham vindo embora, fiquei lá porque acabei dormindo, mais tarde minha mãe foi me buscar correndo, pois tinha médico, quando estávamos no portão de casa quando minha irmã ligou desesperada, ela falou assim para minha mãe: "mãe socorro, o pintinho da Luciana está na cozinha voando, ele me atacou", minha mãe falou: "calma, já estamos aqui embaixo" aí ela me contou o que havia acontecido, eu subi correndo as escadas e quando eu cheguei aqui em casa ela estava embaixo da mesa e minha irmã falou assim: "esse bicho é louco, eu vi que ele estava na porta da cozinha e pensei "NOSSA" aí fui para o lado e ele veio voando atrás de mim" foi muito engraçado, eu ri muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito!!!!! Fora esse pequeno acidente, o dia com a Belinha fooi bem normal...
Amanhã eu volto! 

OBS: hoje não vou postar nenhuma foto porque ocorreu um pequeno problema com o meu celular depois que tirei as fotos, mas amanhã vou postar em dobro!

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

"Carta de um bebê"

Oi mamãe, tudo bom?
Eu estou bem, graças a Deus faz apenas alguns dias que você me concebeu em sua barriguinha.
Na verdade, não posso explicar como estou feliz em saber que você será minha mamãe, outra coisa que me enche de orgulho é ver o amor com que fui concebido.
Tudo parece indicar que eu serei a criança mais feliz do mundo!
Mamãe, já passou um mês desde que fui concebido, e já começo a ver como o meu corpinho começa a se formar, quer dizer, não estou tão lindo como você, mas me dê uma oportunidade !
Estou muito feliz!
Mas tem algo que me deixa preocupado...
Ultimamente me dei conta de que há algo na sua cabeça que não me deixa dormir, mas tudo bem, isso vai passar, não se desespere.
Mamãe, já passaram dois meses e meio, estou muito feliz com minhas novas mãos e tenho vontade de usá-las para brincar...
Mamãezinha me diga o que foi?
Por que você chora tanto todas as noites??
Porque quando você e o papai se encontram, gritam tanto um com o outro?
Vocês não me querem mais ou o que?
Vou fazer o possível para que me queiram...
Já passaram 3 meses, mamãe, te noto muito deprimida, não entendo o que está acontecendo, estou muito confuso.
Hoje de manhã fomos ao médico e ele marcou uma visita amanhã.
Não entendo, eu me sinto muito bem.... por acaso você se sente mal mamãe?
Mamãe, já é dia, onde vamos?
O que está acontecendo mamãe??
Porque choras??
Não chore, não vai acontecer nada...
Mamãe, não se deite, ainda são 2 horas da tarde, não tenho sono, quero continuar brincando com minhas mãozinhas.
Ei ! O que esse tubinho está fazendo na minha casinha??
É um brinquedo novo??
Olha! Ei, porque estão sugando minha casa??
Mamãe!
Espere, essa é a minha mãozinha!
Moço, porque a arrancou??
Não vê que me machuca??
Mamãe, me defenda !
Mamãe, me ajude !
Não vê que ainda sou muito pequeno para me defender sozinho??
Mãe, a minha perninha, estão arrancando.
Diga para eles pararem, juro a você que vou me comportar bem e que não vou mais te chutar.
Como é possível que um ser humano possa fazer isso comigo? Ele vai ver só quando eu for grande e forte.....
Ai.....
mamãe, já não consigo mais...
Ai... mamãe, mamãe, me ajude...

Mamãe, já se passaram 17 anos desde aquele dia, e eu daqui de cima observo como ainda te machuca ter tomado aquela decisão.
Por favor, não chore, lembre-se que te amo muito e que estarei aqui te esperando com muitos abraços e beijos.
Te amo muito






Que foofo :*