O pensamento da sociedade é de que casamento entre parentes gera doenças para os filhos mas, esse pensamento nem sempre está correto. Essa possibilidade existe, no casamento entre pessoas que não tem conectividade genética, o risco de um filho nascer com doenças é de 3% (aproximadamente) e no casamento entra parentes esse risco é de 6 a 8% (aproximadamente).
Tipos de doenças:
Anemia falciforme: causa uma malformação das hemácias, que assumem forma semelhante a uma foice, com maior ou menor severidade de acordo com o caso, o que causa deficiência do transporte de oxigênio nos indivíduos acometidos pela doença.
Fibrose cística: É uma doença genética que se manifesta em ambos os sexos. O gene defeituoso é responsável pela alteração no transporte de íons pelas membranas.
Mucopolissacaridoses: É um erro do metabolismo, no qual uma enzima não consegue fazer sua função de maneira adequada no organismo.
O que podem fazer?
É muito importante que o casal vá ao médico mensalmente, se estiver pensando em ter filhos, há também modos de prevnção de doenças genéticas, tcomo por exemplo verificar a existência de DST’s.
Nenhum comentário:
Postar um comentário